Gatos recém-nascidos: causas de morte.

Gatos recém-nascidos: causas de morte.

Olha, já viu gatos recém-nascidos de perto, viu como são frágeis? São minúsculos, cabem na palma da mão, mal conseguem abrir os olhos… e a gente fica com aquela sensação de que qualquer descuido pode fazer mal. E não é exagero: os primeiros dias são realmente decisivos para a sobrevivência deles.

Muita gente se assusta porque, infelizmente, a mortalidade de filhotes de gatos é alta nas primeiras semanas. Lidar com essas coisas não é fácil, mas pelo menos você começar a entender ajuda muito.

Principais causas de morte em gatos recém-nascidos.

1- O frio é perigoso.

Um filhotinho não sabe regular a própria temperatura. Se você tem um ambiente mais frio, não faz bem ao gatinho, pode dar hipotermia. Já reparou como eles vivem grudados uns nos outros ou colados na mãe? Além de carinho, é sobrevivência.

Se você está cuidando de uma ninhada, mantenha o espaço aquecido. Uma garrafa pet com água morna, enrolada numa toalha, pode ser um recurso simples e que faz diferença.

2- Leite materno: não é só alimento.

O leite materno é a coisa mais importante para o gatinho. Além de nutrir, ele passa anticorpos que fortalecem o sistema imunológico dos gatinhos.
Quando a mãe não produz leite suficiente ou rejeita os filhotes, a situação fica complicada.

Importante: nada de leite de vaca. Mas tem que ter cuidado pois ele pode dar diarreia e deixar o gatinho bem fraco. Hoje existem fórmulas próprias para filhotes de gato, vendidas em pet shops.

Gatos-recem-nascidos-causas-de-morte-Todo-tutor-precisa-saber-683x1024 Gatos recém-nascidos: causas de morte.
Gatos recém-nascidos: causas de morte.

3- Infecções silenciosas.

Um detalhe pequeno pode ser sinal de algo grave: olhos lacrimejando, dificuldade para mamar, apatia… tudo isso pode indicar infecção.

Já aconteceu de uma pessoa perder um gato recém-nascido por uma infecção que parecia um resfriado e não levou ao veterinário. Já o irmãozinho, levado ao veterinário a tempo, conseguiu sobreviver. A diferença foi a rapidez do cuidado.

Gatos recém-nascidos: causas de morte que todo tutor precisa saber.

4- Problemas de nascimento.

Alguns gatinhos já nascem com má-formações ou órgãos que não funcionam direito. Nessas situações, muitas vezes não há muito o que o tutor possa fazer, além de oferecer conforto e carinho.

5- Falta de instinto materno.

Nem toda gata nasce sabendo ser mãe. Algumas rejeitam os filhotes ou não sabem amamentar. É doloroso de ver, mas acontece. Por isso é essencial termos o papel de cuidador.

O que você pode fazer para ajudar os filhotes a sobreviverem?

Garanta um ninho quentinho e limpo.

Observe se todos estão mamando.

Use leite próprio para filhotes, se necessário.

E o mais importante: ao menor sinal de fraqueza, leve ao veterinário.

Conclusão.

Falar sobre causas de morte de gatos recém-nascidos nunca é fácil, eu sei. Mas ter essa informação é uma forma de amor: é se preparar para proteger vidas que dependem totalmente de você.

Se você está vivendo isso agora, não se culpe. Mesmo com todo o cuidado, às vezes alguns filhotes não resistem. O que importa é que você está tentando dar a eles calor, alimento e carinho.

E quando um desses gatinhos frágeis abre os olhos pela primeira vez, ou dá as primeiras passadas cambaleantes, a sensação é indescritível. É nesse momento que a gente entende: todo esforço valeu a pena.

Publicar comentário